Conto Fantástico: Exercício 4 - Narrar até o final


Nesta etapa, a tarefa é terminar o conto, escrevendo a história até o final.
Para isso, não se preocupe muito com a qualidade do texto. Vá escrevendo sem autocrítica, para que as ideias fiquem livres. Deixe a revisão para depois, quando a história já estiver concluída.

Uma boa maneira de escrever de modo rápido, para soltar as ideias, é manter o foco no final.
Imagine um treino de natação, em que seguramos o fôlego para cruzar a piscina até o final sem respirar.

Ou então imagine que você está embaixo de uma marquise, numa rua, e está chovendo muito. Você precisa atravessar a rua e se proteger num prédio, na outra calçada. Você corre, tentando ignorar a chuva, apenas pensando em se proteger do outro lado. Nessa etapa, então, tente escrever rápido, sem pensar demais, apenas concentrado em terminar a história.

Para conseguir fazer isso, é bom se preparar antes, e imaginar o ponto de chegada. Ou seja: como você imagina que a história irá terminar?

Um bom conto tem sempre uma surpresa ou revelação ao final. Imagine qual será a surpresa do seu conto, e faça um esboço em tópicos de como a história irá evoluir para chegar ao desfecho.

Esse esboço deve ser simples e curto, para que você posso olhar e rapidamente já enxergar qual o caminho.

O esboço é apenas um guia, para você se orientar se ficar perdido em algum momento. Mas, se você tiver uma ideia melhor no caminho, pode abandonar o plano inicial e seguir pela nova trilha.

O importante é manter o foco no fim. Pense num atleta de salto com vara. Escreva pensando que todas as cenas são passos de uma corrida em direção ao salto final.

Depois de terminar a história, faça uma revisão rápida e deixe o conto guardado por 15 dias, sem ler novamente. Somente após esse distanciamento, você pode fazer uma nova leitura para a revisão final.

Comentários

Postagens mais visitadas