Conto Fantástico: Exercício 3 - Convite à Aventura

EXERCÍCIO 3 - CONVITE PARA AVENTURA

Os contos de ficção científica são narrativas de gênero. Esse é um termo de mercado, que significa que certos tipos de histórias têm um público cativo - um público que busca histórias com aquelas características, por gostar daquele estilo.

No caso da ficção científica, muitos enredos envolvem aventuras ou missões. O protagonista tem uma tarefa que deve realizar, e nesta missão o leitor verá tudo que há de estranho e fantástico naquele mundo.

Uma missão oferece ao leitor a sensação de um jogo. Primeiro, porque há um objetivo claro. O enredo apresenta de modo marcante qual tarefa o protagonista deverá realizar. Assim, o leitor sabe: o jogo começou. A partir daquele momento, ele irá acompanhar a trajetória do protagonista, seus erros e acertos, esperando a solução final.

Como exemplo, considerem os contos de Ted Chiang, no livro "História da sua vida e outros contos".

- Em "A torre da Babilônia", os protagonistas são mineradores que devem subir até o alto da Torre de Babel, que já está quase pronta, para prosseguir no trabalho de escavar a abóbada celeste

- Em "História da sua vida", a protagonista é uma professora de linguística, que deve decifrar a linguagem de alienígenas que vieram à Terra

- Em "Setenta e duas letras", o protagonista é um nomenclador (profissional que dá nome aos golens), que deve descobrir qual nome permitirá a reprodução dos seres humanos a partir de matéria orgânica

Nos três casos, os personagens têm uma missão clara. Ela é apresentada nas páginas iniciais do conto. Todo o enredo mostrará os obstáculos, habilidades ou incapacidades do protagonista em realizar sua tarefa.

EXERCÍCIO:

No seu conto, qual a tarefa ou missão que a personagem deverá realizar?

Escreva a cena em que o/a protagonista recebe o "convite para a aventura", ou seja, o momento em que ele é convidado, percebe ou descobre o que deverá fazer.

Pense que essa cena deverá conter uma dose de mistério: a missão deve parecer difícil, arriscada ou perigosa. Ou então confusa, absurda ou inacreditável. Quanto mais estranha for a missão, mais interessante será para o leitor.

Outro detalhe importante: não é preciso explicar tudo nesta cena. A situação pode ser apresentada de forma sugestiva, mas ainda incompleta. É interessante que o protagonista não entenda tudo no
início, que faltem informações, que fiquem dúvidas que ele precisa esclarecer. Ele recebe uma missão, mas não sabe todos os detalhes que estão envolvidos, e a complexidade da situação se mostrará aos poucos.

O senso de mistério despertará a curiosidade do leitor.

Comentários

Postagens mais visitadas