Conto Fantástico: Exercício 1 - Linguagem

Esse exercício é inspirado no questionário de Patrícia C. Wrede, disponível em:
https://www.sfwa.org/2009/08/fantasy-worldbuilding-questions/

Uma narrativa literária transmite as sensações de um mundo imaginário através de palavras.
Se esse mundo é diferente do que vivemos hoje, as palavras também serão diferentes.
Como as pessoas falam nesse mundo?

Pense na sua história, e imagine as questões abaixo:

1 - Como se chamam os objetos e fenômenos do dia a dia? São as mesmas palavras que usamos, ou há alguma diferença? Se são palavras diferentes, qual o motivo?
Por exemplo: água, comida, panelas e talheres, roupas, casa, cama, banho, malas e bolsas, veículos de transporte, objetos para escrever, aparelhos de comunicação, rua, cidade, noite, dia, chuva, calor, frio

2 - Todos os personagens falam a mesma língua? Em alguma situação, eles precisam falar línguas diferentes?
Por exemplo: uma língua no trabalho, outra em família. Ou então, usar palavras em outra língua no cotidiano, como “crush”, “stalkear”, o que revela que a influência da cultura de outro lugar

3 - Que coisas são tão importantes que têm vários nomes?
Por exemplo: no nosso mundo, há várias palavras para carro, dinheiro, beleza, paquera

4 - Há algo que não tem nome?
Por exemplo: um sentimento que as pessoas não sabem definir (como “sentir um aperto”), ou algo tão sem importância que as pessoas se referem apenas como “isso” ou “coisa”

5 - Seus personagens usam gírias, ou alguma expressão peculiar?
Por exemplo: hoje, quando se diz “dar PT”, a sigla “perda total” vem dos seguros de carro; isso indica que no nosso mundo há muitos acidentes de automóvel e esse tema é importante para nós

Pensando nas questões acima, faça uma lista de palavras e expressões que são diferentes entre o mundo da sua história e o nosso.

A partir dessa lista, imagine frases que seus personagens falariam ou pensariam, em seu cotidiano.

Essas frases não precisam ter relação umas com as outras. Pode ser só uma lista de frases. Quando você escrever seu conto, poderá usar essas ideias como base.

Comentários

  1. Gostei muito do vídeo sobre contos fantásticos, parte 2, e este questionário orientador. Estou estudando contos e vou enriquecer bastante meu aprendizado com suas aulas. Peço, inclusive, licença para utilizar esse questionário com meus alunos de língua portuguesa. Grande abraço e persista no seu projeto de ensino online.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas